A Azul Linhas Aéreas informou que suspenderá sua operação, a partir do próximo dia 10 de março, em 12 cidades brasileiras. Duas delas no estado do Rio de Janeiro: Cabo Frio, na Região dos Lagos e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Conforme a companhia, a decisão foi tomada devido a variados fatores, entre eles aumento nos custos operacionais e ajuste de oferta e demanda.
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem demanda de voos (partidas e chegadas) para Confins/Belo Horizonte (MG). Já o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes, para Viracopos, em Campinas (SP). Além das duas cidades no RJ, a suspensão do serviço da Azul se dará nos seguintes municípios: Barreirinhas (MA), Correia Pinto (SC), Cratéus (CE), Iguatú (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI) e Sobral (CE).
Em nota oficial enviada à imprensa, a Azul afirmou que ”os clientes impactados [pela decisão] estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil [Anac]”.
O cancelamento das operações da empresa deixará os aeroportos de Campos e Cabo Frio inoperantes, ou seja, sem nenhum voo comercial. Itaperuna também será impactada pela decisão, considerando que o aeroporto local está sendo reformando para suportar voos comerciais.
O difícil é saber quais voos. A questão que fica e que nós já havíamos anunciado anteriormente, é – se cidades maiores não possuem demanda para manter nem um único voo comercial em operação, como Itaperuna, bem menor, conseguirá?
Leia a matéria abaixo e relembre nossa argumentação: