O governador Cláudio Castro se reuniu com executivos da Envision Energy para discutir e incentivar, por meio de benefícios tributários, a instalação da empresa chinesa no estado do Rio. A multinacional planeja desenvolver soluções de baixo carbono para os setores da aviação e navegação. O encontro aconteceu na segunda feira (21/04) em Xangai, na China.
Segundo o governador, investimentos como os que a multinacional realiza geram empregos qualificados, fortalecem a infraestrutura verde e consolidam o Rio de Janeiro como um hub de tecnologias limpas na América Latina. “Somos o maior produtor de petróleo (89%) e de gás natural (76%) do Brasil. E também investimos na produção de 327 milhões de m3/ano de biogás e de 80,3 milhões de m3/ano de biometano, ficando, respectivamente, na segunda e primeira posições no país. Agora, queremos posicionar o Rio como um hub nacional de transição energética” destacou o governador.
O Estado do Rio tem se fortalecido como referência na geração de energia limpa por meio de projetos como o Corredores Sustentáveis. O programa, que visa substituir, progressivamente, o uso de diesel e gasolina nas frotas rodoviárias por gás natural veicular, conta com 14 postos de combustíveis adaptados.
Há ainda o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que já utiliza dois ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas intermunicipais, capazes de reduzir em até 20% as emissões de CO2, principal agente do aquecimento global. Já o projeto de energia eólica offshore avança para ser o maior do Brasil. Em parceria com a Petrobras, o Rio de Janeiro tem potencial para gerar mais de 510 mil novos empregos.