Estado: Castro propõe fim das “saidinhas” dos presídios

Estado: Castro propõe fim das “saidinhas” dos presídios

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) um pacote de medidas que combina ações duras na área de segurança pública. Entre os pontos principais está o fim da saída temporária de presos, que, segundo o governo, tem sido usada por detentos para cometer novos crimes.

Castro argumenta que a revogação do benefício é crucial para reduzir a criminalidade e cita a recorrência de delitos praticados por apenados durante as chamadas saidinhas. O pacote também inclui a proibição de visitas íntimas, a exigência de análise sobre vínculos com facções criminosas antes de conceder trabalho externo. Além disso está incluso um grande programa de videomonitoramento em parceria com municípios.

Para as forças de segurança, o governador incluiu propostas de reestruturação da Polícia Civil, com unificação de carreiras e regulamentação da Lei Orgânica da instituição. Na Polícia Militar, a medida prevê adequação do efetivo à lei nacional, remanejamento de vagas e a criação do programa de Prestação de Tarefa por Tempo Certo para trazer militares inativos de volta a funções específicas. A economia estimada é de mais de R$ 47 milhões anuais.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp