Estado: com Pampolha fora de cena, Castro vai dar protagonismo a Bacellar

Estado: com Pampolha fora de cena, Castro vai dar protagonismo a Bacellar

Saindo a aprovação de Thiago Pampolha, vice-governador, para uma vaga no TCE (Tribunal de Contas do Estado), o governador Claudio Castro deve dar protagonismo para Rodrigo Bacellar. Segundo fontes, Bacellar, que é presidente da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), irá comandar o estado em regime de cogestão com o governador.

A ascensão de Rodrigo à primeira posição na linha sucessória, permitirá Castro alternar o comando do Palácio da Guanabara com o seu candidato à sucessão em 2026. A partir de agora, todas as decisões estratégicas do governo serão tomadas em comum acordo entre os dois.

O objetivo é garantir os holofotes sobre Bacellar ainda em 2025, período em que, sem as restrições do ano eleitoral, poderá visitar obras e fazer inaugurações por todo o estado. A movimentação do pré-candidato no comando da máquina visa a torna-lo mais conhecido e a lhe garantir musculatura eleitoral para enfrentar o prefeito da capital, Eduardo Paes.

Desde que rompeu com Pampolha em fevereiro de 2024, Castro evitou viagens longas, ou mesmo tirar férias, para não permitir a permanência do vice na cadeira  por  períodos mais alongados. A partir de agora, vai solicitar pelo menos três das quatro férias a que tem direito desde 2022, quando assumiu o governo.

Em julho, Claudio Castro pretende tirar o primeiro mês de descanso passando o bastão a Bacellar. No final do ano, provavelmente o governador vai novamente transmitir o governo para Rodrigo. Em janeiro de 2026, Castro deve comparecer ao Fórum Econômico de Davos e, em seguida, gozar outro período de repouso com a família.

O governador não vai abreviar seu mandato como se especulou nos últimos dias. Resolveu permanecer no cargo até abril, quando, pela legislação eleitoral, precisa renunciar para ser candidato ao Senado. Na melhor das hipóteses, admite transmitir o governo após o carnaval de 2026, no final de fevereiro, um mês antes do prazo final.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp