O DETRAN-RJ (Departamento Estadual de Trânsito) já iniciou a implementação de importantes mudanças nos processos de habilitação no estado. As adequações seguem a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e buscam tornar a formação de novos motoristas mais eficiente, acessível e alinhada às diretrizes federais.
Uma das principais alterações está na prova teórica de legislação. A partir de agora, o mínimo exigido para aprovação passa a ser de 20 pontos. Afim de garantir mais tranquilidade aos alunos e evitar prejuízos por atrasos, o prazo de validade do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) para processos de primeira habilitação foi alterado. Os processos com vencimento a partir em dezembro do ano passado, por exemplo, passam a ser aceitos por tempo indeterminado. Além disso, as provas práticas agora podem ser remarcadas diretamente com as autoescolas.
O presidente do DETRAN-RJ, Rodrigo Coelho, explicou que as equipes estão trabalhando na atualização dos sistemas para que todas as mudanças previstas na norma federal sejam integradas no menor prazo possível. “O foco é na melhoria dos serviços prestados à população”, disse ele. O órgão também reforçou que o objetivo central é garantir um processo ágil, transparente e sem burocracia desnecessária para a população fluminense.
Fonte: Sudeste Agora










