Estado do Rio: Programa Reproduza+ em Macaé promete melhorar genética do gado

Estado do Rio: Programa Reproduza+ em Macaé promete melhorar genética do gado

O município de Macaé lança hoje (27/01) o programa Macaé Reproduza+, iniciativa pioneira no estado, que oferecerá Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O programa mira produtores rurais locais e oferece assistência técnica completa do início ao fim do processo reprodutivo do rebanho.

A expectativa é reunir mais de 700 pecuaristas já para o lançamento do programa. A execução ficará a cargo da empresa A3M Soluções Rurais, contratada pelo município. Diferente de outros programas existentes, em que o produtor precisa arcar com parte do processo, em Macaé todo o procedimento será realizado sem custos para o produtor rural.

A previsão é que 21.400 vacas sejam avaliadas em até um ano. A expectativa é que cerca de 25% do rebanho esteja gestante, o que pode representar um aumento significativo na produção de leite e no ganho de peso do gado de corte, além da valorização genética dos animais. Após a emissão da Ordem de Serviço, equipes técnicas irão até as propriedades cadastradas para realizar ultrassonografias, identificar vacas aptas à inseminação e aplicar os hormônios necessários. Cerca de dez dias depois, as fêmeas serão inseminadas.

A IATF é uma técnica que sincroniza a ovulação das vacas, permitindo a inseminação em data e horário definidos, sem necessidade de observação do cio. O método melhora a eficiência reprodutiva, otimiza o manejo e concentra os nascimentos, trazendo ganhos genéticos e produtivos para a pecuária de leite e de corte.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp