A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-RJ) emitiu um alerta sobre um novo golpe digital que usa inteligência artificial para clonar vozes e enganar familiares das vítimas. A fraude vem se espalhando rapidamente e já fez várias pessoas perderem dinheiro após acreditarem estar ajudando parentes em supostas emergências.
Segundo a pasta, os criminosos ligam para as vítimas se passando por agentes públicos ou delegados, simulando o tom e o discurso oficiais. Durante a conversa, fazem perguntas simples, gravam as respostas e utilizam o material para reproduzir a voz da pessoa com fidelidade assustadora. Já com o áudio adulterado, os golpistas entram em contato com familiares ou amigos, imitando a voz da vítima e solicitando transferências de dinheiro sob falsos pretextos.
O subsecretário de Inteligência, Pablo Sartori, recomenda que, ao receber mensagens ou ligações suspeitas, a pessoa faça uma chamada de vídeo para confirmar a identidade. “Temos identificado um crescimento expressivo desse tipo de golpe. Sempre que houver dúvida, opte por uma chamada de vídeo”, disse ele. A SESP reforçou que nenhum órgão do governo solicita informações pessoais por telefone e que os contatos devem ser verificados diretamente nos canais oficiais da Polícia Civil.
Entre as formas de se proteger estão: desconfiar de ligações inesperadas em nome de órgãos públicos, nunca fornecer dados pessoais por telefone, confirmar a identidade de quem liga por vídeo ou pelos canais oficiais e em caso de suspeita, registrar a ocorrência na delegacia ou pela Delegacia Online.