Em viagem à China, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), fechou acordos com a Hikvision e a Dahua, empresas que oferecem serviços de vídeo e análise de imagens. O objetivo é ampliar o sistema de monitoramento e inteligência das Forças de Segurança em todo o território fluminense.
Segundo o governador Cláudio Castro, o estado vai adquirir as câmeras de monitoramento e as prefeituras fluminenses vão instalá-las e fazer a manutenção dos equipamentos.
“As multinacionais iniciarão planejamentos com informações detalhadas sobre os modelos mais adequados para a realidade do Estado. A tecnologia tem papel fundamental na segurança pública do Rio de Janeiro, e empresas como a Dahua e a Hikvision podem contribuir para tornar nossas cidades mais seguras e eficientes”, disse Claudio Castro.
“O uso dessas soluções inteligentes ajuda na identificação de suspeitos, no monitoramento de áreas estratégicas e na prevenção de crimes em grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, essa tecnologia foi a grande estrela”, ressaltou o governador.
Atualmente, a Polícia Militar conta com cerca de 13 mil câmeras corporais, que serão somadas às 21.571 câmeras compradas da Hikvision. A empresa também fornecerá 5,8 mil câmeras embarcadas nas viaturas para videomonitoramento urbano.
O uso de câmeras de reconhecimento facial já permitiu que as força de segurança do Estado do Rio identificassem criminosos e foragidos da Justiça, além de localizarem pessoas desaparecidas. Apenas com o uso da tecnologia mais de 500 criminosos foram presos. A segurança do Estado também conta com 230 mil câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no programa 190 Integrado.
A Prioridade para o Governo do Estado, a área de segurança já recebeu um aporte de mais de R$ 4,5 bilhões, com a maior parte dos recursos sendo destinados à tecnologia. Em 2024, a polícia passou contar com o CICC Móvel no patrulhamento de grandes eventos, como a reunião do G20, Réveillon e Carnaval.