Faz mais de 45 anos que a cidade do Rio de Janeiro viu o fim do seu Estado da Guanabara. Desde então o Rio deixou de ser um distrito autônomo e passou a ser capital do estado. Só que a turma do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) parece ter se esquecido deste fato.
Só dessa forma para justificar que em nenhum dos eventos oficiais Itamaraty no G20 foi incluída a presença do governador do estado, Cláudio Castro. A exclusão acaba sendo não apenas da pessoa de Castro, mas da própria unidade federativa que sedia o evento.
O governador foi excluído da comitiva presidencial e não foi convidado para nenhum dos eventos que estão sendo organizados pela diplomacia brasileira. Para piorar, não foi apresentada nem uma justificativa para esta descortesia. É como se para o Itamaraty só existisse o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, este sim incluído em tudo.
O curioso é que o estado está fazendo a sua parte para realização do evento, fornecendo a segurança. Além disso o estado bancou outros R$ 15 milhões da estrutura disponibilizada para o G20 Social.