O carioca Rogério Greco, atual Secretário Estadual de Segurança de Minas Gerais, é a principal aposta do partido Novo para disputar o governo do estado do Rio de Janeiro nas eleições do próximo ano. Dentro do partido também está no páreo o ex-delegado da Polícia Federal Marcelo Itagiba.
Nos próximos dias, uma comitiva do partido no estado deve se reunir com o governador Romeu Zema (Novo-MG) para tentar liberar o auxiliar para a missão. Parte da cúpula da legenda acredita que ele pode representar uma candidatura sólida para enfrentar a crise da violência no estado.
Radicado em Minas Gerais, Greco tem uma trajetória ligada a área de segurança pública, onde ele conseguiu reduzir os crimes violentos no estado. Ele ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 1989, sendo também professor de Direito Penal e autor de trabalhos sobre combate à violência, entre eles Retomada do Complexo do Alemão, Terrorismo e Organização Criminosa. Como Procurador de Justiça, atuou por anos na Procuradoria Especializada em Crimes contra a Vida.
Uma candidatura competitiva no Rio Janeiro é considerada peça-chave para a estratégia eleitoral do Novo, que busca ampliar sua representação parlamentar. Entre os nomes já cotados para disputar a posição de deputado estadual estão o do vereador carioca Pedro Duarte e o do ex-deputado estadual Alexandre Freitas. Já para a Câmara Federal, aparecem como opções o deputado federal Luiz Lima, a advogada Carol Sponza, o ex-MBL Gabriel Costenaro e a influenciadora Julie Milk.