O governador Cláudio Castro (PL) participou da cerimônia de formatura de mais de 800 novos policiais civis, realizada na última quarta-feira (04/12). O evento ocorreu no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca com os policiais que concluíram o curso da Academia de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL).
Na ocasião, o governador comentou que o Governo do Estado tem investido na reestruturação da Segurança Pública fluminense, mas que enfrenta muitos desafios. Castro disse ainda que o aumento do efetivo é uma das prioridades da sua administração.
“Estamos fazendo a maior reestruturação da história desde a redemocratização, com a renovação de pessoal das nossas polícias. Serão quase 3 mil policiais civis, cerca de 8 mil militares e mais 2 mil penais. Sabemos dos desafios que os aguardam, mas temos certeza de que a energia e o comprometimento desses novos policiais são indispensáveis para manter a nossa força renovada. Desejo uma grande missão a todos”, disse o chefe do Executivo.
No total serão 842 policias, sendo 394 são investigadores, 315 inspetores, 71 técnicos de necropsia e 62 auxiliares de necropsia. O trabalho de qualificação dos agentes simboliza o contínuo empenho do Polícia Civil para elevar a qualidade do serviço investigativo em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Em outubro, o governador do Rio publicou um despacho autorizando a abertura de mais 1.588 vagas para inspetor da polícia civil cujo concurso está em andamento. O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, salientou que, se forem contabilizados os ingressos de todos os agentes, houve um aumento de 43% do efetivo policial.
“Com o ingresso de todos os agentes, ao final destas turmas, teremos um aumento de 43% no efetivo em relação a antes dos concursos. Corrigimos um abismo, um déficit histórico para a nossa instituição, que estava há mais de dez anos sem concurso”, disse o delegado.