Agora é Rio pra lá de 40°C – a capital do estado entrou ontem (17/02), no nível 4 de calor pela primeira vez desde que o sistema foi criado, em junho de 2024. O alerta foi emitido às 12h35 por meio das redes sociais do Centro de Operações Rio.
Este nível indica calor extremo, com temperaturas entre 40°C e 44°C. Conforme o Sistema Alerta Rio, a condição climática é influenciada por um sistema de alta pressão no oceano, que mantém as temperaturas elevadas.
No domingo a Prefeitura do Rio já havia alertado, em uma coletiva de imprensa, sobre o risco de atingir o nível 4 de calor (NC) nesta semana. O alerta orienta a população sobre o forte calor que deve afetar a cidade e o estado nos próximos dias, principalmente ontem e hoje (18/02).
Um protocolo estabelece diversas ações a serem realizadas em cada nível. Veja abaixo as recomendações para o nível 4 de calor:
1- Aumente a ingestão de água ou sucos naturais sem adição de açúcar, mesmo sem sede.
2- Consuma alimentos leves, como frutas e saladas.
3- Use roupas leves e frescas.
4- Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar.
5- Evite a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
6- Proteja-se do sol com protetor solar para prevenir danos à pele, que pode ficar vermelha e sensível.
7- Proteja as crianças com chapéus de abas largas.
8- Caso sinta mal-estar ou tontura, procure uma unidade de saúde.
9- Informe-se sobre a manutenção ou alteração de horários de shows e eventos em áreas abertas e não climatizadas.
10- Siga todas as orientações da Prefeitura do Rio e dos órgãos de saúde para garantir a segurança e o bem-estar durante este período de calor extremo.