Estado: UENF será declarada patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro

Estado: UENF será declarada patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF) será declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o Projeto de Lei 2149/23 aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

O processo de implantação da UENF começou efetivamente em 23 de dezembro de 1991, quando o decreto n.º 17.206 instituiu, junto à Secretaria Extraordinária de Programas Especiais, a Comissão Acadêmica de Implantação. Em 10 de dezembro de 1992, através da Lei 2043/1992, foi criada a Fundação Estadual Norte Fluminense, com a missão de manter e desenvolver a universidade, além de implantar e incrementar o Parque de Alta Tecnologia do Norte Fluminense.

O primeiro vestibular para a UENF foi realizado em 3 de junho de 1993, enquanto a primeira aula no campus da universidade foi ministrada em 16 de agosto daquele ano, data definida como a da implantação da universidade. No dia 8 de dezembro de 1993 foi inaugurada a Casa de Cultura Villa Maria, instalada em palacete de 1918, de estilo eclético.

Em 2001, através da Lei complementar n.° 99, a universidade conquistou sua autonomia administrativa, separando-se da antiga mantenedora. Ao conquistar a autonomia, a instituição incorporou o nome do seu fundador, passando a se chamar Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro, conforme já previsto pela Lei n.º 2.786, de 15 de setembro de 1997.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp