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Governo Lula distribui 815 milhões de reais em verbas publicitárias para jornais, sites e blogs

Governo Lula distribui 815 milhões de reais em verbas publicitárias para jornais, sites e blogs

O governo Lula reabriu a torneira para os chamados blogs lulistas, que são alinhados à gestão do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2023, primeiro ano do atual mandato, o ranking de publicidade federal na blogosfera ficou assim: Brasil 247: R$ 697,4 mil; Portal Fórum: R$ 343,6 mil e Diário do Centro do Mundo: R$ 222,4 mil. Todos eles ecoam narrativas favoráveis ao lulopetismo.

Além desses, que são abertamente favoráveis, outras mídias também são listadas entre as que faturaram veiculando publicidade. Ao todo, R$ 815 milhões foram destinados para a finalidade institucional e o montante pode ser ainda maior, segundo informações da Folha de São Paulo.

Conforme o jornal, os dados do portal da Secom da Presidência mostram “inserções publicitárias já autorizadas e realizadas em campanhas da própria pasta e de ministérios, mas não soma a verba de bancos públicos e estatais, como a Petrobras.” O repasse final, que é entregue a cada canal, pode variar em relação ao que é indicado no portal. Isso porque os pagamentos só são executados após o governo verificar se o anúncio foi veiculado conforme acordado.

Veja a distribuição conforme o veículo:

  • Grupo Globo – R$ 118,4 milhões
  • Record – R$ 33,8 milhões
  • SBT – R$ 22,5 milhões
  • Meta (Facebook/Instagram) – R$ 13,4 milhões
  • Band – R$ 11,5 milhões
  • Eletromídia (Mídia out of home: metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.) – R$8,2 milhões
  • Tik Tok – R$ 5,6 milhões
  • JCDecaux (Mídia out of home: metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.) – R$ 5,5 milhões
  • Google – R$ 4,3 milhões
  • X (antigo Twitter) – R$ 3,8 milhões
  • Kwai – R$ 3,3 milhões
  • UOL – R$ 2,8 milhões

Fonte: O Antagonista, Folha de São Paulo, Conexão Política

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