O governo Lula reabriu a torneira para os chamados blogs lulistas, que são alinhados à gestão do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2023, primeiro ano do atual mandato, o ranking de publicidade federal na blogosfera ficou assim: Brasil 247: R$ 697,4 mil; Portal Fórum: R$ 343,6 mil e Diário do Centro do Mundo: R$ 222,4 mil. Todos eles ecoam narrativas favoráveis ao lulopetismo.
Além desses, que são abertamente favoráveis, outras mídias também são listadas entre as que faturaram veiculando publicidade. Ao todo, R$ 815 milhões foram destinados para a finalidade institucional e o montante pode ser ainda maior, segundo informações da Folha de São Paulo.
Conforme o jornal, os dados do portal da Secom da Presidência mostram “inserções publicitárias já autorizadas e realizadas em campanhas da própria pasta e de ministérios, mas não soma a verba de bancos públicos e estatais, como a Petrobras.” O repasse final, que é entregue a cada canal, pode variar em relação ao que é indicado no portal. Isso porque os pagamentos só são executados após o governo verificar se o anúncio foi veiculado conforme acordado.
Veja a distribuição conforme o veículo:
- Grupo Globo – R$ 118,4 milhões
- Record – R$ 33,8 milhões
- SBT – R$ 22,5 milhões
- Meta (Facebook/Instagram) – R$ 13,4 milhões
- Band – R$ 11,5 milhões
- Eletromídia (Mídia out of home: metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.) – R$8,2 milhões
- Tik Tok – R$ 5,6 milhões
- JCDecaux (Mídia out of home: metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.) – R$ 5,5 milhões
- Google – R$ 4,3 milhões
- X (antigo Twitter) – R$ 3,8 milhões
- Kwai – R$ 3,3 milhões
- UOL – R$ 2,8 milhões
Fonte: O Antagonista, Folha de São Paulo, Conexão Política