Noroeste Informa

Governo Lula sofre derrotas sucessivas no Congresso

Governo Lula sofre derrotas sucessivas no Congresso

O dia de ontem (28/05) foi de sucessivas derrotas para o Governo Lula na Câmara dos Deputados. A situação foi tão grave que a articulação do governo deve ter ligado o sinal vermelho na relação com o congresso. Em uma única tacada diversos vetos aplicados por Lula foram derrubados e alguns aplicados por seu antecessor foram mantidos.

Fim das Saidinhas dos Presos – Os parlamentares derrubaram o veto do presidente Lula na matéria e acabaram com as chamadas Saidinha de presos.

Criminalização das Fake News – Os parlamentares optaram por manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro por 317 votos. Caso fosse derrubado a lei puniria com até 5 anos de prisão e faria da Disseminação de Fake News um crime contra o Estado Democrático de Direito.

Destinação de verbas para pautas ideológicas – Os parlamentares derrubaram o veto na matéria e com isso o Governo Federal passa a ser impedido de promover, incentivar ou financiar pautas como: invasão de terras, influenciar crianças e adolescentes para opções sexuais diferentes de seu sexo biológico, desconstrução do conceito de família tradicional (pai, mãe e filhos), cirurgia de mudança de sexo em menores de idade e a realização de aborto.

Comissão de Constituição e Justiça – A comissão aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que anula a nota técnica do Ministério da Saúde que previa a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Os governistas tentaram articular acordos para conseguir vencer as matérias de seu interesse, mas, na noite de segunda feira (27/05), anunciaram que não havia conseguido e que “venceriam pelo voto”. Não deu certo e o Planalto saiu derrotado nas matérias.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram