A Câmara Municipal de Itaperuna votou, na sessão de hoje (11/11), as contas de 2023 do ex-prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão). Na votação a maioria dos vereadores resolveu reprovar as contas do ex-prefeito, seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
Havia muitas dúvidas nos bastidores da política sobre como votaria a maioria do legislativo municipal. As movimentações do deputado federal Murillo Gouvea (UNIÃO), filho de Alfredão, inclusive foram sentidas no entorno dos vereadores.
O ex-prefeito também tentou, em vão, falar com o atual prefeito Emanuel Medeiros (Nel), buscando uma intercessão a seu favor junto aos parlamentares. O plano era, caso Alfredão tivesse suas contas aprovadas, lançá-lo como candidato a deputado estadual em 2026, polarizando a disputada em Itaperuna com o também deputado estadual Jair Bittencourt.
Agora, com reprovação, Alfredão está oficialmente inelegível conforme determinado pela Lei da Ficha Limpa. O prazo passa a contar desde já e deste modo o ex-prefeito só poderá disputar um cargo público novamente em 2033. O TCE já havia dado parecer contrário a aprovação das contas do ex-prefeito referentes aos anos de 2021 e 2022, mas na época os vereadores decidiram pela aprovação.











