A Ordem dos Advogados do Brasil, 11ª subseção, acaba de lançar uma nota oficial repudiando às declarações feitas pelo delegado da 143ª da Delegacia de Polícia em entrevista a Rede Record no dia de hoje (08/09).
Leia a nota na integra abaixo:
“A Ordem dos Advogados do Brasil – 11ª Subseção de Itaperuna – repudia declarações que insinuam que atuação de advogado criminal implica concordância ou participação nos crimes imputados a seus clientes, em especial ao tráfico.
No Estado Democrático de Direito, todo cidadão tem direito à ampla defesa e ao contraditório. A Constituição da Republica Federativa do Brasil, em seu artigo 133, estatui ser inviolável a atuação do advogado na ampla defesa e contraditório de seu cliente, repudiando qualquer insinuação de conduta que criminalize suas ações no exercício de sua atividade.
Atribuir ao profissional qualquer vínculo com os fatos narrados no processo apenas por exercer a defesa é grave violação às prerrogativas da advocacia e afronta ao próprio devido processo.
A Ordem reafirma que proteger o livre exercício da advocacia é garantir a efetividade da Justiça e a preservação das garantias fundamentais de toda a sociedade, repudiando ataques indevidos à honra e à imagem de advogados no regular desempenho de sua missão constitucional.”
Itaperuna, 08 de setembro de 2025.
CLAUDIA JALES TOSTES
Presidente da 11* Subseção da OAB/RJ
Veja o documento abaixo:
