O perfil, supostamente hackeado, da Prefeitura Municipal de Itaperuna (PMI) foi encontrado agora a pouco, mas ostentando outro nome – agenda_Itaperuna. O perfil, já com novo nome, uma vez que nossa matéria foi ao ar, acabou sendo ocultado ou removido (não sabemos dizer). Por outro lado, se você seguia o perfil da PMI eventualmente ele será reativado – provavelmente com um terceiro nome.
O caso é grave já que pode indicar que a atual equipe de comunicação da prefeitura pretendia se apossar da página oficial. Para piorar, caso a alegação de hackeio da página não seja acompanhada de provas com medidas efetivas para recuperação da conta, colocará a em cheque a mesma equipe e desacreditará por completo essa versão dos fatos.
Nossa Opinião:
A conta em questão pertence ao município na medida que foi criada por servidores no exercício de sua função. Funciona como os presentes recebidos no exercício da função são patrimônio público ou multas aplicadas são direcionadas ao erário. Assim também uma conta com alcance e engajamento criada no exercício da função pertencem a administração municipal.
O administrador das redes da Coca-Cola não pode, por exemplo, apagar o perfil ou mudar seu nome caso seja demitido, assim também a equipe de comunicação da prefeitura não pode fazer isso caso tenha que entregar o posto.
Em ato colaborativo, pedimos aos nossos leitores e seguidores que fiquem atentos a eventual reativação da conta. Assim também pedimos que o Ministério Público tenha atenção ao caso pois trata-se de um dano real ao patrimônio público.
(link do antigo perfil da prefeitura de itaperuna, agora com outro nome)
Veja abaixo o print do perfil da prefeitura de Itaperuna já com outro nome:
Abaixo o perfil já novamente desativado após a divulgação da nossa matéria:
Leia abaixo matérias relacionadas: