O lançamento da pré-candidatura a prefeito do atual vice de Alfredão, Emanuel Medeiros (Nel), deixou uma mensagem cifrada para quem prestou atenção as sinais não tão óbvios. O evento foi promovido pelo alcaide do Partido Liberal da região Noroeste Fluminense, o Deputado Estadual Jair Bittencourt, padrinho político de Nel.
Jair sempre foi muito bem articulado na cúpula política do Rio de Janeiro, já tendo sido Secretário de Estado de Agricultura e vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ). Desde que decidiu medir forças com Rodrigo Bacellar, entretanto, Bittencourt parece ter perdido essa capacidade.
O evento que lançou Nel parece ter sido a comprovação definitiva deste fato. Nenhuma grande liderança estadual fez questão de marcar presença. Além de si mesmo, Jair só conseguiu atrair a presença do Senador Carlos Portinho. Ainda que seja senador, Portinho não foi eleito para o cargo, está ali como substituto do falecido Arolde de Oliveira (este sim eleito).
O Presidente Estadual do PL, Altineu Côrtes, partido de Nel e de Bittencourt, confirmou presença e depois faltou. O Secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, disse que viria, mas acabou não vindo. Thiago Gagliasso, deputado estadual, falou que viria e também faltou. Filippe Poubel é outro do legislativo estadual que havia confirmado que estaria presente e não veio.
Jair também não conseguiu trazer nenhuma outra grande liderança ou mesmo algum vídeo promocional. O Governador Cláudio Castro, que é do PL, não se manifestou em apoio a Nel. O Senador Flávio Bolsonaro também não. Anteriormente o próprio ex-presidente não demonstrou apoio, apenas se limitou a fazer um vídeo com Nel em que sequer mexeu os lábios. Nada mais.
Bittencourt está claramente estar isolado nas cúpulas estaduais e embora ainda seja recebido, não parece mais usufruir da grande credibilidade de outrora. Piorando a sua situação, ele está enfrentando adversários poderosos. Rodrigo Bacellar lhe cerca nas movimentações que faz no Rio de Janeiro, já no Noroeste enfrenta o filho de Alfredão, o Deputado Federal Murillo Gouvea, com quem está rompido.
Leia matérias relacionadas abaixo: