O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21/07) que irá desistir de concorrer à reeleição na disputa contra Donald Trump. Em uma postagem na rede social X, antigo Twitter, Biden disse que permanecerá em seu papel como presidente e comandante-chefe até o final de seu mandato em janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.
O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.
O Partido Democrata deve agora escolher um substituto para concorrer em seu lugar contra o ex-presidente Donald Trump. Entre os nomes estão Kamala Harris (atual vice-presidente), Michelle Obama (ex-primeira-dama), Hillary Clinton (ex-primeira-dama) ou Gavin Newsom (Governador da Califórnia).