Noroeste Informa

Lira sinaliza a líderes de bancada que irá autorizar 5 novas CPIs na Câmara

Lira sinaliza a líderes de bancada que irá autorizar 5 novas CPIs na Câmara

Após afirmar que o ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha, é incompetente, o presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a líderes de bancada que irá autorizar a instalação de cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).  O comunicado deve ser oficializado para os 513 deputados nesta quarta-feira (17/04), junto com as especificações sobre quais os pedidos de comissão serão contemplados.

Ele não citou as comissões a serem anunciadas, mas há uma profusão de propostas, sobretudo da oposição, que pede investigações sobre o escândalo de corrupção dos respiradores fantasmas, no qual está implicado o ex-governador da Bahia Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, até os pedidos para instalaçãoda CPI do Abuso de Poder de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a declaração de Lira contra Padilha, o governo demitiu Wilson César de Lira Santos, que é primo do presidente da Câmara, e desde 2017 ocupava o cargo de superintendente do Incra em Alagoas.  Ao abrir as investigações, Lira contraria o Planalto.

A torcida da oposição é para que o alagoano institua, por exemplo, a CPI do abuso de autoridade, que se propõe a investigar suposta ofensiva do judiciário contra a liberdade de expressão e o devido processo legal. O presidente do colegiado deve ser o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Outra Comissão aguardada no bojo da piora no clima entre Lira e Governo é a CPI do Marajó. O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) disse que buscava com o presidente da Câmara alinhamento para começar os trabalhos ainda no primeiro semestre deste ano. Também ganhou força é a PEC das prerrogativas, que freia a presença da Polícia Federal nas imediações da Câmara, de autoria do deputado Rodrigo Valadares (União-SE). 

Fonte: Diário do Poder

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: