Maricá: município tem queda brusca na arrecadação

Maricá: município tem queda brusca na arrecadação

Até a bilionária Maricá, que pe campeã em arrecadação de royalties do petróleo, tem tido momentos de xepa. Em dezembro do ano passado, o município teve frustração de receitas. O termo é adotado para definir a situação, é usado para descrever quando a arrecadação prevista não se concretiza, ou seja, entra menos dinheiro nos cofres públicos do que o esperado.

O motivo da frustração pode estar atrelado, por exemplo, a problemas de gestão na cobrança de tributos ou planejamento orçamentário superestimado. A situação foi grave e fez com que a cidade recorresse ao Fundo Soberano sacando R$ 100 milhões para garantir a sua sustentabilidade financeira.

A finalidade do resgate foi garantir a sustentabilidade financeira do Município, em razão da frustração de receitas no período de dezembro de 2024, provenientes de royalties e participação especial conforme Resolução 39/2024 da ata de reunião do Conselho Municipal”, explicou a prefeitura.

Apesar da situação delicada observada em dezembro, o prefeito Washington Quaquá (PT) tem demonstrado possuir planos ambiciosos para a cidade. Recentemente, anunciou a atenção de adquirir a Sociedade Econômica do Futebol (SAF) do Vasco da Gama. Quaquá também pretende construir um novo estádio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que está em um pacote de projetos recentemente comprados pela prefeitura por R$ 73,6 milhões.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp