Minas Gerais: PROCON multa Raia em R$ 8,4 mi por exigir CPF de clientes

Minas Gerais: PROCON multa Raia em R$ 8,4 mi por exigir CPF de clientes

O PROCON de Minas Gerais multou a rede de farmácias Raia Drogasil em 8,4 milhões de reais por exigir o CPF de clientes durante o pagamento de produtos. O órgão, ligado ao Ministério Público Estadual, entendeu que a exposição de dados pode colocar em risco a privacidade do cliente.

Segundo a empresa, a coleta do registro no momento do pagamento é feita para “identificar o perfil do cliente e direcionar ofertas de benefícios exclusivos”. Já para o promotor Fernando Ferreira Abreu, da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, a obtenção de dados pessoais sem aviso prévio é uma “grave ameaça à privacidade do consumidor”. 

Os dados fornecidos pelo cliente não são apenas o CPF, pois a Raia registra todo o padrão de consumo dos clientes por até 15 anos. Segundo uma reportagem do site UOL, estes dados são comercializados para empresas de marketing e gestoras de planos de saúde, podendo até mesmo ser utilizada por empresas para negar ou encarecer o plano de pessoas de acordo com o perfil de consumo.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp