Mundo: 80 anos da libertação dos judeus em Auschwitz

Mundo: 80 anos da libertação dos judeus em Auschwitz

Fazem 80 anos desde o dia em que houve a libertação pelas tropas aliadas dos judeus que estavam presos sob tortura no maior campo de concentração e extermínio da história do nazismo, Auschwitz-Birkenau.

Hoje, o Dia da Memória do Holocausto, devemos honrar o heroísmo das vidas perdidas nas mãos covardes de quem sendo racista desprezava a resiliência de um povo que mantém viva a memória para que tragédias como essa nunca se repitam, sejam com quaisquer outros povos, etnias ou crenças minoritárias que o Estado decida tratar de forma genocida.

Mais do que recordar, este dia nos convida a cuidar do futuro da nossa comunidade, de nosso país, dos passos da humanidade rumo ao futuro tecnológico e globalizado. Preservar histórias e tradições são valores humanitários que nos unem em torno de um compromisso com as próximas gerações que virão.

Somente através da educação, da empatia e da luta contra o ódio e a intolerância, podemos garantir um amanhã mais justo e solidário. Que este dia nos inspire a ser guardiões da memória e construtores de um futuro melhor.

Texto: Moreh Joaquim Aharon Filho

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp