Mundo: ex-secretário americano acusa Globo de inflar números de mortes na pandemia

Mundo: ex-secretário americano acusa Globo de inflar números de mortes na pandemia

O ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Benz, afirmou que o Grupo Globo teria manipulado e inflado os números de casos e mortes por Covid-19 durante a pandemia. A declaração foi feita de maneira oficial em uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Brasil. Segundo ele, a alegada investida, tinha como objetivo dominar a guerra de narrativa na imprensa e, com isso, minar a imagem do então presidente Jair Bolsonaro (PL) e, assim, enfraquecer sua popularidade.

Em depoimento, Benz declarou que veículos e plataformas adotaram ações sistemáticas para censurar conteúdos que contrariassem a cobertura predominante sobre a pandemia. Ele citou, como exemplo, a exclusão de postagens que questionavam a eficácia das vacinas ou que atribuíssem crédito ao governo Bolsonaro na gestão da crise sanitária.

O encontro, que começou no início da manhã e se estendeu por várias horas, incluiu a apresentação de documentos e registros que, segundo Benz, provam a atuação de agências de checagem na moderação de conteúdos e sua influência em processos políticos e interferências eleitorais no Brasil. Ele afirmou, ainda, que houve intervenção de instituições norte-americanas em várias frentes nas eleições presidenciais

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp