Mundo: Papa será sepultado amanhã, no chão e só com Franciscus na lápide

Mundo: Papa será sepultado amanhã, no chão e só com Franciscus na lápide

Conforme desejou o Papa Francisco em seu testamento, seu funeral e enterro serão simples. A cerimônia ocorrerá amanhã (26/04) quando o pontífice será enterrado no chão, com o nome “Franciscus” na lápide, em lugar de seu nome de batismo Jorge Mario Bergoglio. O sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, considerada a Mãe das igrejas, no primeiro enterro de um papa fora da cidade-estado do Vaticano, em mais de um século, desde Leão XIII, em 1903.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus”, escreveu o papa, em seu testamento assinado em 29 de junho de 2022. A Missa das Exéquias será iniciada às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro, que abre o Novendiali (novenário de luto e orações) em honra ao pontífice. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento”, detalhou o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano.

Os ritos funerais seguem os desejos do testamento de Francisco e indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege as cerimônias fúnebres do Pontífice Romano.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado”, disse o Papa Francisco, em seu testamento.

O corpo do Papa Francisco já foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. Antes da condução do caixão, haverá um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco”, detalhou o Vaticano.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp