Mundo: Suspensão de vistos para EUA não atinge turistas e viagens para Copa do Mundo

Mundo: Suspensão de vistos para EUA não atinge turistas e viagens para Copa do Mundo

A suspensão do processamento de vistos anunciada pelo governo dos Estados Unidos não deve afetar brasileiros que planejam viajar para a Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. A medida atinge apenas vistos de imigrante e não a vistos de não imigrante, como os de turismo e estudo.

A decisão, anunciada na semana passada, inclui o Brasil entre os 75 países alcançados pela pausa no processamento de vistos de imigrante, como os de trabalho. Segundo o governo norte-americano entretanto, a suspensão não altera a emissão de vistos voltados a viagens temporárias, o que mantém inalteradas as viagens com finalidade turística, incluindo a participação no evento esportivo.

Conforme fonte ligadas ao do governo dos Estados Unidos, a medida passará a valer a partir de 21 de janeiro. Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre os procedimentos ou a duração da suspensão.

Já autoridades ligadas ao governo brasileiro afirmaram que a decisão foi recebida com surpresa. A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou postura de cautela e aguarda a formalização da medida antes de emitir um posicionamento oficial. o governo brasileiro não teria sido comunicado previamente sobre a suspensão do processamento de vistos.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp