Um ato falho acabou acontecendo durante a reunião promovida ontem (22/02) pelo Deputado Federal Murillo Gouvêa e seu pai, o Prefeito Alfredão. Em meio a um discurso inflamado Murillo acabou dizendo “Não adianta que não vai vir prefeito de Belford Roxo mandar em Itaperuna não!”
Sua citação fazia referência a Wagner Carneiro (Waguinho), Presidente Estadual do Republicanos, partido ao qual Kadu Novaes é filiado. A frase de Murillo, ainda que inadvertidamente, mostra que ele reconhece Novaes como o principal adversário de Alfredão para o pleito de 2024. Como se não bastasse o ato falho do deputado, os presentes o acompanharam em aplauso indicando que também haviam entendido a referência.
Foi um enorme ato falho de Murillo e seus aliados por quatro motivos.
1- A estratégia governista tem sido repetir a exaustão que Kadu Novaes não representaria uma ameaça real a Alfredão. Ao fazer referência, ainda que velada a Novaes, o deputado descontruiu todo esse discurso.
2- Blogueiros ligados ao governo se esforçam dia sim e outro também para vender a ideia de que grandes acontecimentos são iminentes e que isso desestabilizaria a posição de Novaes. Murillo, ao não fazer referência a qualquer outro possível adversário, mostrou que nem ele acredita nisso.
3- A anuência do público, composto majoritariamente por aliados do prefeito, mostram que eles também concordam que o adversário de Alfredão é Kadu Novaes.
4- Ao fazer uma referência velada a Kadu e ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho, Murillo mostrou ter receio de puxar o Rasputin pela barba (como se dizia em outros tempos). Em resumo, deixou claro que não tem coragem de chamar os adversários pelo nome.
O resultado é que esse ato falho foi comemorado pela equipe de Novaes. Fontes ligadas àquele grupo acreditam que Murillo, com seu discurso, conseguiu por sua conta polarizar o processo eleitoral desautorizando assim todas as fofocas em torno de outros nomes. Eles também creem que com isso a coisa deve acelerar muito a favor de Kadu, com os pré-candidatos a vereador reconhecendo e aderindo a polarização.