Noroeste Informa

Murillo Gouvêa custou mais de 1,5 milhões de reais aos cofres públicos em 2023

Murillo Gouvêa custou mais de 1,5 milhões de reais aos cofres públicos em 2023

O Deputado Federal Murillo Gouvêa (UNIÃO-RJ) custou mais de um milhão e meio de reais aos cofres públicos no ano de 2023. Durante seu primeiro ano como deputado, Murillo, que é filho do Prefeito Alfredão, gastou um total de 472.886,00 reais da sua Cota Parlamentar. Já da verba destinada ao custeio de seu gabinete o gasto total chegou a 971.088,84 reais. Considerando que o salário dos parlamentares é de 41.650,92 reais bruto, ao longo do último ano Murillo custou quase dois milhões de reais aos cofres públicos. O valor total somado é de 1.902.156,96 reais.

A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é um valor mensal que deve ser utilizado pelo deputado para custear despesas típicas do exercício do mandato parlamentar. Entre elas estão coisas como aluguel de escritório de apoio ao mandato no estado, passagens aéreas, alimentação, aluguel de carro, combustível, entre outras. 

Já a verba de gabinete é o valor mensal destinado ao pagamento de salários dos seus secretários parlamentares. Esses secretários são funcionários que não precisam ser servidores públicos e são escolhidos diretamente pelo deputado. Cada deputado pode contratar de 5 a 25 secretários parlamentares para prestar serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados, em Brasília ou nos estados. 

Fonte: Câmara Federal

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: