Em Natividade a Câmara Municipal pediu explicações ao prefeito Marcos Antônio da Silva Toledo (Taninho-UNIÃO) sobre um contrato milionário firmado com a empresa Duo Santos Comércio e Serviços. A contratação prevê a locação de ônibus, micro-ônibus e vans para atender as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.
Segundo o Portal da Transparência, o processo de contratação, realizado por adesão, tem o valor total de R$ 5.668.220,00 e tem vigência até agosto de 2026. A generalidade do contrato entretanto, é que chamou a atenção. Não há, no portal, quanto é cobrado por quilômetro rodado, quantos veículos estão incluídos, as rotas atendidas e os nem critérios de cálculo de pagamento.
A ausência desses dados, segundo os vereadores, impediria o acompanhamento preciso da execução financeira e da proporcionalidade entre o valor pago e o serviço efetivamente prestado. Segundo eles, isso estaria na contra-mão do princípio da publicidade e da transparência na execução de contratos públicos.
Um pedido de informação foi então feito pelo presidente do legislativo, vereador Fabrício Lima Coutinho, o Mosquinha (UNIÃO), aprovado por unanimidade em plenário em setembro deste ano (2025). A prefeitura entretanto, ainda não foi capaz de esclarecer as dúvidas dos parlamentares.
A situação tem gerado intensa especulação entre os que questionam a legitimidade da contratação da empresa. Como se trata de um contrato de alto valor, a ausência de transparência sobre o uso dos recursos públicos é mal vista pelo legislativo.