Nenhum curso de Medicina no estado do Rio de Janeiro alcançou a nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED). O dado mais pesado é que quase metade das graduações avaliadas pode sofrer sanções do Ministério da Educação (MEC).
O ENAMED usa a mesma escala do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). As notas vão de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 considerados os conceitos insatisfatórios, usados como base para sanções.
Ao todo, 22 cursos foram analisados no estado. Dentre eles, dez ficaram com conceitos 1 ou 2. Entre as sanções que podem ser aplicadas estão a redução do número de vagas e até a suspensão de novas matrículas. Os cursos sancionados também podem enfrentar restrições a programas federais, como o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
No Noroeste Fluminense todas os cursos de Medicina ficaram com conceito 2, ou seja, insuficientes. Na região o curso de medicina é oferecido pela Afya Centro Universitário (Itaperuna), pelo Centro Universitário FAMESC (Bom Jesus do Itabapoana) e pela Universidade Iguaçu – UNIG (Itaperuna).
Todas as instituições com notas insuficientes ainda terão prazo para apresentar defesa antes de qualquer punição regulatória.
Fonte: Tempo Real










