As cidades de Itaperuna e Italva voltaram este mês ao Mapa do Turismo Brasileiro. O mapa é um programa de regionalização instituído pelo Ministério que cuida do setor. Ele reúne as cidades e destinos que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país.
A garantia da certificação mantém os municípios aptos a receber investimentos, capacitações e programas federais voltados à estruturação e promoção do turismo regional. O mapa é dividido em três categorias: 1- Município Turístico (mais alta), 2- Município com Oferta Turística Complementar e 3- Município de Apoio ao Turismo.
Na região noroeste fluminense, reconhecida para fins turísticos como Águas do Noroeste, também estão no mapa os municípios de Cambuci (2), Santo Antônio de Pádua (2), Miracema (3), e Varre-Sai (3). Apenas Itaperuna está na categoria 1, ou seja, Município Turístico.
O secretário de turismo de Itaperuna, Robson Júnior, comemorou a conquista afirmando que o município nem sempre é reconhecido como destino, mas que a chancela do Ministério demonstra que a cidade tem potencial econômico imenso no setor.
Já o secretário de turismo de Italva, Antônio Elias, destacou que a conquista é fruto de um trabalho feito com transparência, responsabilidade e dedicação. Ele também disse que o município segue avançando rumo a um turismo mais forte, integrado e transformador.