Noroeste: lideranças políticas discutem veto de Lula a lei que beneficiaria a região

Noroeste: lideranças políticas discutem veto de Lula a lei que beneficiaria a região

Hoje (15/08), em Italva, uma grande reunião reuniu diversas lideranças políticas afim de discutir o veto do presidente Lula (PT) ao projeto que mudava a classificação climática da região noroeste fluminense. O encontro ocorreu na sede da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e reuniu prefeitos, secretários de agricultura, além de autoridades estaduais e federais.

O texto vetado por Lula previa a reclassificação climática das regiões para incluí-las na área do semiárido, o que daria aos produtores rurais direito a linhas de crédito mais baratas e ao auxílio-safra em casos de seca ou enchentes. Também criava o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Norte e do Noroeste Fluminense, estimado em R$ 22 milhões anuais.

O PL se baseou em critérios técnicos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ambas as instituições redefiniram o solo das regiões Norte e Noroeste Fluminense como de semiárido.

A reclassificação do terreno traria mais opções econômicas para uma das regiões mais esvaziadas do estado do Rio de Janeiro, sendo os principais beneficiários da legislação vetada os pequenos produtores da agricultura familiar. A previsão era de que no longo prazo haveria a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) per capta e do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), atualmente abaixo da média estadual.

Entre as autoridades que estiveram presentes na reunião estão: o Secretário Estadual de Desenvolvimento do Interior, Jair Bittencourt (PL); o prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros (PL); o Senador Carlos Portinho (PL); ao Secretaria de Relações Institucionais André Ceciliano; o deputado estadual Vitor Junior (PDT); os deputados federais Murillo Gouvea (UNIÃO) e Daniela do Waguinho (REP); o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP); o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID); o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) e prefeito de Italva, Léo Pelanca (PL); além de diversos outros prefeitos de toda a região Norte e Noroeste Fluminense.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp