Senta que lá vem história!
Nos últimos dois meses, talvez um pouco mais ou um pouco menos, o ex-prefeito Péricles Olivier de Paula começou a circular novamente nos meios políticos de Itaperuna. Péricles é hoje a última bem sucedida liderança que remanesce de um ciclo político histórico iniciado ainda na década de 70 do século passado.
Desde que deixou o Senado Federal, entretanto, havia parado de participar de maneira ativa na vida pública do município, focando apenas nos seus negócios pessoais. Por outro lado, ainda que ele próprio não esteja vinculado a atual administração, quase todos que hoje mandam na prefeitura iniciaram suas carreiras na política junto com ele. Entre os nomes mais conhecidos como sendo parte de seu legado estão Jair Bittencourt, Alexandre da Auto Escola, Nel, Alfredão, Murillo Gouvêa, Elias Meiber, Dilsão, etc.
Após seu aniversário, algumas semanas atrás, começaram a correr rumores de que o ex-prefeito estava chamando lideranças para conversar. O assunto, dizem, é a atual situação da cidade e os rumos eleitorais para 2024. Segundo fontes Péricles estaria insatisfeito com a gestão de Alfredão, mas gostaria de uma solução dentro do grupo que ajudou a criar.
Considerando o que aconteceu na eleição passada, nossa análise é de que ele, embora seja muito inteligente, está novamente sendo usado. Para defender esse ponto de vista é preciso que você entenda o que aconteceu um pouco antes da eleição de 2020.
No ano de 2019 o assim chamado grupo de Péricles já não ouvia seus conselhos fazia muito tempo e estava seguindo debaixo da batuta de Jair Bittencourt. Na eleição de 2016 o grupo havia inclusive perdido de maneira vergonhosa para o Marcos Vinícius chegando quase que a extinção.
Péricles sempre acreditou que a pessoa certa para sucedê-lo e comandar seu grupo era Elias Daruis (ex-Secretário de Saúde de Jair Bittencourt). Só que o ex-prefeito só percebeu e tomou essa decisão com Jair ocupando a cadeira de prefeito no distante 2008. Na eleição daquele ano Jair aceitou o desejo de Péricles e abriu mão de tentar a reeleição, permitindo que Elias fosse o candidato a sua sucessão. A decisão custou ao grupo o comando da prefeitura que acabou caindo nas mãos do também ex-prefeito Claudão e o resto da história você já conhece.
O ponto é que em 2019 voltou a circular a ideia de que Péricles estava correto e seu grupo devia tentar novamente lançar Elias Daruis para Prefeito. O ex-prefeito então se entusiasmou outra vez com a política local e partiu para costurar os apoios necessários usando de seu prestígio para isso. A questão é que para a candidatura de Elias vingar seria necessário a benção do novo líder do grupo, o Deputado Estadual Jair Bittencourt.
O Deputado não engoliu bem a sugestão, mas por estratégia deixou seu antigo líder articular o caminho de Elias. Jair sabia que a situação política da época era muito irregular e que depois do desastre de Alexandre da Auto Escola em 2016 ele seria incapaz de sozinho aglutinar as forças necessárias. Péricles, por outro lado, ainda goza de prestígio por seus dois últimos mandatos que foram, na lembrança dos itaperunenses, minimamente organizados.
O ex-prefeito seguiu aglutinando forças, mas conforme foram se aproximando os momentos decisivos da eleição de 2020, Jair demonstrou que não aceitaria que o grupo lançasse novamente Elias para prefeito. Em uma sucessão de movimentos que duraram apenas poucos dias e contaram com a participação de José Carlos de Melo, o grupo de Péricles rejeitou o sonho de seu antigo líder e empurrou Alfredão e Alexandre da Auto Escola (posteriormente substituído por Nel) de volta as urnas. O ex-prefeito então, após ser usado, voltou para casa contrariado e politicamente não apareceu mais até agora.
Péricles surgiu e com ele o boato de que Jair Bittencourt deixará a ALERJ e virá candidato a prefeito em 2024. Apenas algo dessas proporções para de fato tirar novamente o ex-prefeito de sua casa no alto da colina. A questão é que ser prefeito não faz parte dos planos de Jair, mas nunca deixou de fazer parte dos planos de Alexandre.
Bittencourt teve mais de 75 mil votos para Deputado Estadual e está atualmente de olho em voos mais altos. Caso tope concorrer a prefeitura em 2024 e termine derrotado pode acabar vendo seus planos futuros ruírem. Alexandre, por outro lado, tem a confiança tanto de Jair, quanto de Murillo Gouvêa e é um ponto comum entre os dois.
O mais provável portanto – do motivo de Péricles estar outra vez circulando nos meios políticos – é que os atuais comandantes da prefeitura perceberam que não conseguem mais passar qualquer credibilidade. Vendo isso resolveram pegar emprestado a de Péricles e certamente planejam, no momento oportuno, descarta-lo novamente, forçando a barra em alguém que ele, se soubesse desde já, não apoiaria.