Na foto Broadcasting House, sede e o endereço oficial da BBC
A muitos anos li uma reportagem da revista Carta Capital cujo título era “na segunda guerra a verdade ajudou os aliados a vencer”. Em resumo a matéria afirmava que como a máquina de propaganda nazista fazia maquiagens descaradas sobre a realidade, a BBC (rádio dos aliados) resolveu ir na contra mão e falar a verdade para conquistar a confiança dos seus ouvintes.
A British Broadcasting Corporation não se furtou em noticiar as derrotas dos aliados e as vitórias nazistas. Não importava o quão ruim fosse a derrota, a notícia era entregue seguida de alguma mensagem que reinstituía confiança na vitória final. A tática deu certo e mesmos os nazistas passaram a confiar que a rádio inglesa falava a verdade. Entre 1939 e 1941 a BBC entregava diariamente ao público os relatórios das derrotas dos aliados sem perder o ânimo.
Quando o rumo da guerra virou e os aliados passaram a ter um equilíbrio de forças a propaganda do Terceiro Reich parou de funcionar e o motivo era justamente a rádio inglesa. Os oficiais nazistas sabiam que os jornais alemães mentiam e eram censurados, além disso confiavam que a BBC falava a verdade. Quando escutavam sobre as primeiras derrotas nazistas na BBC e na contra mão disto ouviam as mensagens de vitória emitidas pelos marqueteiros de Hitler, sabiam em quem confiar.
O esforço de reação nazista foi minado de baixo para cima contando apenas com o poder da verdade e o alcance do sinal de rádio. Essa é uma poderosa mensagem cristã, de que a verdade tem mais poder que a mentira e sempre prevalece no final. Obrigado pela audiência.