Noroeste Informa

Opinião: Jair e Oliver – ambos estão corretos!

Opinião: Jair e Oliver – ambos estão corretos!

Nas últimas duas semanas Itaperuna acompanhou as evidências públicas de uma guerra que acontece já algum tempo nos bastidores da política. O Deputado Estadual Jair Bittencourt rompeu definitivamente com o prefeito Alfredão e com Murillo Gouvea (deputado federal e filho do prefeito) e fez isso de maneira bastante ruidosa. Jair lançou um outro pré-candidato a prefeito e fez duras e ruidosas críticas a administração do prefeito, embora ele tenha participado indiretamente da maior parte da gestão.

A entrevista que Jair deu a Rádio Itaperuna (você pode ver na integra aqui) no último dia 18/03 foi um golpe bastante forte na estrutura do governo municipal. Segundo fontes ligadas ao prefeito, o discurso de Bittencourt foi interpretado em muitos momentos como um ataque pessoal e não apenas político, gerando mágoa.

Na ocasião Jair mirou e acertou forte no peito do Secretário Municipal de Educação, Oliver Barros, dizendo que a pasta irá quebrar, assim como a saúde quebrou. Ele também disse que o secretário contrata pessoas que não trabalham e que não há responsabilidade, citando o valor da Jornada Pedagógica deste ano (468.500 reais em dois de evento). Bittencourt disse ainda que os problemas na Secretaria de Saúde e na Secretaria de Assistência Social também são responsabilidades de Oliver.

Uma semana depois, logo após as fortes tempestades que mexeram com o clima da região, veio um vídeo do próprio Oliver que trouxe uma nova tempestade para política local. O secretário devolveu a carga contra atacando Jair em diversos níveis. Lembrou dos diversos processos que Jair enfrentou ao de sua trajetória política, com destaque para o caso da mala preta com dinheiro. Também lembrou das traições políticas que o próprio Bittencourt realizou durante sua carreira. Completou dizendo que Jair nada fez por Itaperuna, sua cidade natal, mas fez e faz muito por outras cidades da região (veja o vídeo completo aqui).

A troca de golpes foi intensa e promete ficar pior conforme a eleição se aproxima. Infelizmente para todos que esperam um futuro melhor para Itaperuna, ambos, tanto Jair quanto Oliver estão corretos. Jair não errou em nada que disse sobre o Secretário de Educação Oliver Barros. Apenas um desmemoriado se esqueceria que Oliver foi Secretário de Saúde do ex-prefeito de Marcus Vinícius.

Na época ele deixou o posto durante uma confusão na gestão interina do Vice-Prefeito Rogerinho. A cena de sua demissão, gravada por diversos blogueiros, incluiu o arrombamento da sede da secretaria pela Guarda Municipal e a suspensão do processo seletivo que ele pretendia fazer naquele ano por suspeitas de irregularidades.

Por outro lado, Oliver também não mentiu em nada sobre Jair. Bittencourt, quando foi prefeito, não teve qualquer condição de concorrer a reeleição por pressão de seu próprio grupo. Em seu lugar disputou Elias Daruis. O final daquela eleição, como muitos sabem e lembram, inclui Jair sendo preso pela Justiça Eleitoral e uma mala de dinheiro sendo encontrada em um quarto do Hotel Caiçara.

Em resumo, ambos falaram a verdade, uma triste verdade. Nenhum dos dois é modelo de político ou da política que deveríamos buscar para Itaperuna ou para qualquer outro lugar. São dois lados de uma mesma moeda velha e horrível.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: