Saindo um pouco da cobertura política de Itaperuna, vamos dar atenção a realidade do município de Porciúncula, na divisa do estado do Rio de Janeiro. Abaixo segue uma análise com apresentação dos candidatos a prefeito daquela cidade.
Cássio Monteiro, candidato pelo Solidariedade (77), concorre ao posto de prefeito com apoio do atual prefeito Léo Coutinho. Cássio tem como vice Marcelo Menin (MDB), do Distrito de Santa Clara, vereador mais votado da eleição de 2020 (485 votos). O candidato possui uma extensa trajetória como servidor público, além de ser formado arquiteto e urbanista.
A campanha do 77 está totalmente baseada no sucesso retumbante do atual prefeito – a estratégia é fixar a mensagem de que votar em Cássio é votar em Léo Coutinho. Como prefeito o atual mandatário é um político bastante completo (bom de voto, bom de articulação e bom de grupo), afora isso sua gestão é bastante eficiente. O grupo que apoia a candidatura de Cássio é herdeiro político do falecido prefeito Antônio Jogaib.
Guilherme Fonseca, candidato pelo PSD (55), é neto do ex-prefeito Alaor Braz da Fonseca. O rapaz, que também é arquiteto e urbanista, teve 4389 votos na sua primeira tentativa a cadeira executiva do município. Sua trajetória política está bastante atrelada ao ex-Deputado Federal Rodrigo Maia. Seu vice e colega de chapa é Riandro Petrucci (PP), vereador eleito em 2020 com 349 votos. Riandro, que foi vice de Léo Coutinho em 2016, nesta eleição trocou de lado e passou a apoiar Guilherme.
Contra Guilherme pesa o fato de que ele não reside de forma fixa em Porciúncula, passando a frequentar a cidade apenas próximo do período eleitoral. Guilherme nega que não resida em Porciúncula, mas sempre apresenta seu currículo como tendo trabalhado apenas em outras cidades. Ele tem o apoio dos ex-prefeitos Carlos Sérgio (inelegível) e Miriam Porto, além do apoio dos ex-vereadores cassados Luciano Serafini e Saulo Calzolari.
Também no campo oposicionista concorre Alexandre Toshiaki (Toshi), pelo partido Cidadania (23). Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo PTB apoiando Guilherme Fonseca para prefeito, obtendo naquele pleito 122 votos. Em 2022 ele tentou a cadeira de Deputado Estadual pelo partido Democracia Cristã obtendo 1.136 votos na cidade.
Obs.: Todas as informações aqui retratadas foram retiradas de sites oficiais, imprensa de modo geral e de domínio público. Caso algum dos candidatos queira fazer correções, adições e retificações poderá fazê-lo livremente entrando em contato com nossa equipe.