Noroeste Informa

Os Prefeitáveis de Porciúncula

Os Prefeitáveis de Porciúncula

Faltando cerca de 1 ano para o início do período das eleições municipais, a corrida para a sucessão do atual Prefeito Léo Coutinho, em Porciúncula, começa a ganhar as ruas da cidade. Como o prefeito encontra-se no seu segundo mandato e não poderá concorrer a reeleição o seu grupo político terá de apresentar um novo nome para o pleito de 2024. Já o campo oposicionista parece bastante fechado em torno do nome de Guilherme Fonseca, que foi o principal adversário a Léo Coutinho em 2020.

Guilherme Fonseca é neto do ex-prefeito Alaor Braz da Fonseca. O rapaz, que é arquiteto e urbanista, teve 4389 votos na sua primeira tentativa a cadeira executiva do município. Sua trajetória política está bastante atrelada ao ex-Deputado Federal Rodrigo Maia. Não conseguimos apurar em qual partido ele encontra-se filiado já que o PSDB que seria o caminho natural devido sua proximidade com a família Maia está sob o comando da vereadora governista Sabrina da Saúde. Guilherme não reside de forma fixa em Porciúncula, passando a frequentar a cidade apenas próximo do período eleitoral. Como é o principal nome da oposição devido ao resultado das eleições de 2020 o pré-candidato já deveria ter se fixado de forma permanente na cidade. Ao que parece ele contará com o apoio dos ex-prefeitos Carlos Sérgio e sua irmã Miriam Porto.

No campo oposicionista outro que se colocou como pré-candidato e se opõe ao grupo do atual prefeito é Alexandre Toshiaki Iwata, ou simplesmente Toshi. Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo PTB apoiando Guilherme Fonseca para prefeito, obtendo naquele pleito 122 votos. Em 2022 ele tentou a cadeira de Deputado Estadual pelo partido Democracia Cristã obtendo 1.136 votos na cidade. O rapaz também apoiou a eleição do Deputado Federal Murillo Gouvêa (UNIÃO-RJ), além de ter uma proximidade com o Vice-Presidente Estadual do MDB e Secretário Estadual de Transportes Washington Reis.

Já na base do atual prefeito três nomes possuem destaque. O atual Vice-Prefeito Andrio Zanirati, do partido Cidadania, é filho do ex-vereador Jorge Ailton Zanariti e foi vereador na legislatura passada 2013/2016. Andrio já não esconde a vontade de ser candidato a Prefeito em 2024. Andrinho, como é conhecido, além de ser Vice-Prefeito, também acumula o cargo de Secretário Municipal de Agricultura e tem grande influência no distrito de Santa Clara, onde reside. O Vice Prefeito, no entanto, tem dificuldades de trânsito com a população na sede do município que tradicionalmente rejeita candidatos a prefeito que tem base eleitoral no Distrito Santa Clara.

Outro aliado do prefeito que pretende concorrer a Prefeitura em 2024 é o vereador Riandro Petrucci Pireda. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 pelo Partido Progressista com 322 votos, sendo reeleito no pleito seguinte, 2012, pelo PSD com 281 votos. Em 2016 foi Vice-Prefeito de Léo Coutinho no seu primeiro mandato, entre 2016/2020. Em 2020 voltou a se candidatar a vereador, desta vez pelo PSDB sendo eleito com 349 votos. Foi eleito Presidente da Câmara para o primeiro biênio desta legislatura, mas acabou renunciando à Presidência. Segundo fontes ligadas ao governo o motivo da renúncia do posto de Presidente da Câmara foi a pressão oposicionista realizada pelo ex-vereador Luciano Serafim. Riandro também já ocupou a pasta de Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer.

O último nome que aparece como possível sucessor de Léo Coutinho é o do vereador Magno Brazolino de Almeida, o Maguinho. Depois de três tentativas sem sucesso para uma vaga na Câmara Municipal – 2008, 2012 e 2016 – em 2020 conseguiu se eleger com 418 votos pelo Partido Progressista. Durante o período de 2009 a 2012 exerceu na prática a função de Primeiro Ministro do Ex-Prefeito Antonio Jogaib. Na atual legislatura ele ocupa o papel de líder informal do Governo Léo Coutinho na Câmara Municipal. Maguinho seria visto como um nome de consenso entre os apoiadores do atual prefeito por seu temperamento equilibrado e defesa do legado do atual governo.

Leia mais sobre o Prefeito Léo Coutinho na matéria que fizemos sobre as novas lideranças do Norte-Noroeste Fluminense. A Nova Geração de Líderes do Norte-Noroeste Fluminense.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: