Noroeste Informa

Por que precisamos de anos bissextos?

Por que precisamos de anos bissextos?

Este ano, 2024, é ano bissexto, o que significa que teremos um dia a mais no calendário, mas por que precisamos deste dia? Bem, um dia é o tempo que a Terra leva para girar uma vez, 24 horas. Já um ano, é quanto tempo leva para a Terra orbitar o Sol, 365 dias. Quer dizer, quase isso… leva 365,24219 dias.

Arredondando, essa diferença nos dá um dia inteiro depois de quatro anos, que é adicionado ao mês mais curto do ano, fevereiro. Aliás, ocasionalmente, nós também pulamos um ano bissexto.

Isso porque ao arredondarmos 365,24219 dias para 365 dias e deixamos assim uma pequena diferença que acabaria por adicionar três dias extras a cada 400 anos. Para corrigir isso, anos que encerram séculos só são bissextos se puderem ser divididos por 400.

Apesar de parecerem confusas, essas regras são importantes para que o nosso calendário esteja sempre sincronizado com as estações do ano. Não houvessem anos bissextos, em alguns séculos a época mais fria do ano estaria ocorrendo no meio do que consideramos verão e o ano solar estaria perdido.

Curiosidade, o nome bissexto vem do latim “ante diem bis sextum Kalendas Martias” (o sexto dia antes das Calendas de Março). Como a frase era longa, acabou resumida para “bis sextus“, que em português virou bissexto.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: