O Campeonato Estadual de Judô, que ocorreu em Porciúncula no último sábado (29/03), foi palco de um show de desorganização do governo Guilherme Fonseca (PSD). O evento acumulou mais de três horas de atraso e terminou marcado por falhas graves. Apesar da presença do prefeito e diversos secretários, o evento sequer contou com ambulância e equipe médica.
O ponto crítico teria sido quando uma criança de cerca de 5 anos passou mal e teve que ser retirada em carro particular, já que não houve qualquer atendimento no local. O problema maior é que a criança em questão sequer era de Porciúncula. Segundo os observadores, enquanto a situação acontecia, Guilherme não fez nada para resolver o problema.
A falta de estrutura não apenas afetou e indignou os atletas locais. Equipes de outras cidades como Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ) e Muriaé (MG), também expressaram sua indignação com a situação. Embora a situação tenha sido caótica, conforme descrito pelos participantes, no Instagram o post do prefeito foi um conto de perfeição e maravilhas. Parece que não faltou apenas organização, mas também bom senso.