Noroeste Informa

Recomendação de Série: Downton Abbey

Recomendação de Série: Downton Abbey

Esse domingo escolhemos para nossa a recomendação de série Downton Abbey série da Carnival Films lançada em 2010 e está disponível nos streaming Prime Video, Netflix e Globo Play. A série é um drama histórico que se passa no início do século XX acompanhando a vida de uma família aristocrática britânica, os Crawley e seus funcionários no Castelo de Downton Abbey (Highclere na vida real).

Os Crawley seguem a lei sálica que governa os nobres da Grã-Bretanha, a qual concede títulos e propriedades exclusivamente aos herdeiros homens. O pano de fundo da história é o casamento do Conde de Grantham, que estava em financeiras com Cora Levinson, uma milionária americana. Para que o casamento se concretiza-se e fosse aceito pelos pais de Robert Crawley, o Conde, ficou acertado que o dinheiro de Cora Levinson (uma plebeia, embora rica) deveria ficar atrelado a propriedade dos Grantham, Downton Abbey. Robert e Cora dão a luz a três filhas, mas nenhum menino.

Para resolver o impasse da herança, que ficaria para James Crawley (o homem na linha de sucessão mais próximo), Lady Mary, filha mais velha do Conde resolveu se casar com seu primo Patrick, filho de James. Mantendo assim a fortuna e o castelo na família. Tudo muda quando ocorre o naufrágio do Titanic onde James e Patrick estavam. Com a morte dos dois herdeiros premunitivos, o próximo na linha de sucessão do Conde seria um primo distante, o advogado Matthew Crawley, filho de um médico de classe média.

A série é impecável em retratar os modos e vida da nobreza. Acompanhamos como funciona/funcionou a sociedade britânica. A história se desenvolve muito lentamente e tem um tom feminino em muitas partes. Por outro lado foge dos óbvios que encontramos nas séries atuais e aborda a elite de uma forma respeitosa e bastante positiva. Senso de dever, responsabilidade, moral, ética e modos são apresentados como justificadores das posições sociais onde cada um está inserido. O autor se inspirou em diversas histórias do Reino Unido (como a de Consuelo Vanderbilt) para traçar o caminho dos Grantham e por isso a série possui bastante autenticidade.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: