Noroeste Informa

Estado: São Januário vai se tornar patrimônio cultural do Rio

Estado: São Januário vai se tornar patrimônio cultural do Rio

O Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, vai ser declarado como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio. A determinação é do Projeto de Lei 1.950/23 aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) na última quinta-feira (14/11).

O projeto reconhece a importância histórica e cultural do espaço para o Rio de Janeiro e para a comunidade vascaína. São Januário é um dos estádios mais icônicos do país e tem relevância não apenas para os torcedores, mas também para o patrimônio esportivo e cultural brasileiro. A arena também foi palco da promulgação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) na década de 40.

A legislação também garante que o reconhecimento de patrimônio não implica qualquer restrição ou gravame ao imóvel. A medida havia suscitado dúvidas na diretoria do Clube de Regatas Vasco da Gama, já que haverá uma reforma de modernização no estádio a partir do final da temporada de 2024. O objetivo é que o local seja reaberto ao público em 2027, quando São Januário completará 100 anos.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram