O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou a lei que cria a Zona Sudoeste da cidade, separando a Barra da Tijuca e outros bairros da antiga Zona Oeste. A mudança foi publicada no Diário Oficial e está valendo desde a semana passada.
Em sequência, foi editada uma lei complementar que detalha os limites da região. Os bairros que formam a zona (Sudoeste) da cidade são: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.
O projeto de lei complementar 47/2025, aprovado pela Câmara Municipal em 14 de agosto, foi idealizado pelo vereador Dr. Gilberto (SD). Ele afirmou que a medida não altera regiões administrativas nem gera novas despesas ou aumento de IPTU, destacando que o objetivo é organizar a expansão urbana e a distribuição espacial de bairros que não estavam incluídos na Zona Oeste criada em 2021.