A primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) participou do ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí. A escola prestará homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu samba-enredo deste ano com o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. No sambódromo, a primeira-dama não falou com a imprensa, mas circulou em área reservada e posou para fotos ao lado de aliados políticos.
Nos dias que antecederam o ensaio, a Acadêmicos de Niterói sofreu pesadas críticas por fazer, em ano eleitoral, homenagem a Lula, que provavelmente será candidato a reeleição. A escola também recebeu críticas por receber uma parte da cota do patrocínio milionário da EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para o carnaval carioca.
Desde então a Acadêmicos de Niterói retirou de circulação imagens e peças que faziam críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo referências à pandemia de Covid-19. O presidente da escola, Wallace Palhares, acabou exonerado do cargo que ocupava na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pelo deputado Guilherme Delaroli (PL), que é o presidente em exercício da casa.











