A Secretaria de Educação de Itaperuna, comandada por Oliver Barros, gastou mais de 600 mil reais na realização de palestras para seus servidores neste ano de 2023. Ao menos é isso que conta o site da transparência da prefeitura. A instituição contratada para a execução das palestras foi a Valeriote Cursos, Consultoria e Gestão que pertence ao ex-vereador de São José de Ubá, Juninho Valeriote.
Segundo o site da prefeitura, os maiores valores foram referentes a realização de 6 palestras sobre temas de Educação que custaram entre 150 a 200 reais por participante. Conforme a documentação, não houve licitação para a contratação da empresa. É importante ressaltar que embora a Valeriote Cursos, Consultoria e Gestão tenha sido sido chamada para promover temas educacionais, o site da empresa afirma que suas consultorias são focadas no Poder Legislativo e em temas mais burocráticos, não fazendo qualquer menção ao tema Educação.
No mês passado a Secretaria de Educação voltou a comprar com a mesma empresa a participação de servidores em cursos, desta vez o gasto total foi menor, no valor total de apenas 17.175 reais. Naquele mesmo mês a secretaria de Oliver Barros virou manchete no jornal O Dia em virtude do atraso no pagamento dos servidores da pasta (veja aqui).
Veja abaixo os documentos do site da transparência referentes a contratação da empresa: