Noroeste Informa

Secretaria de Saúde de Itaperuna paga salários de Maio dos RPAs

Secretaria de Saúde de Itaperuna paga salários de Maio dos RPAs

Na tarde de ontem, 18/07, a Prefeitura de Itaperuna resolveu pagar o salário dos servidores RPAs referentes ao mês de Maio. Também foi feito um compromisso de pagar até sexta-feira o salário referente ao mesmo de Junho. Os atrasos acumulados somam 3 meses, embora só tenha sido feito referência ao pagamento de 2 meses. Alguns servidores reclamam de atrasos que chegam a cinco meses, algo que não é confirmado pela Prefeitura.

Segundo fontes ligadas a Prefeitura de Itaperuna a seguinte mensagem foi enviada pelo Departamento de Comunicação no whatsapp privado dos servidores que receberam seus salários :

A Prefeitura de Itaperuna paga o mês de Maio aos funcionários hoje e o mês de junho até sexta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna pagará os salários de maio hoje, 18 de julho, e os de junho até sexta-feira, 22 de julho, aos funcionários na pasta. Essa é a primeira parcela de um plano de pagamento que está sendo elaborado após recebimento de recursos enviados pelo Ministério da Saúde a pedido do Deputado Murillo Gouvea. A secretaria vem mantendo contato com os servidores e informando que está trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível. A gestão do prefeito Alfredão vem se empenhando dia e noite para organizar a Saúde nos últimos meses e segue fazendo grandes entregas como o asfalto no Bairro Colibri.

Ao longo de cada mês existem repasses dos Governos Estadual e Federal que ocorrem sempre nas mesmas datas, sendo em regra os maiores FPM e ICMS (considerando que Royalties não podem ser usados para pagar funcionários). Uma vez realizado o repasse novos recursos são enviados apenas no mês seguinte. A Prefeitura também é obrigada a fazer certos pagamentos, como o duodécimo da Câmara Municipal, por exemplo, até o dia 20 de cada mês.

É pouquíssimo provável que os recursos tenham chegado ontem mesmo, dia 18/07. É ainda menos provável que existam novos recursos chegando até sexta-feira. Na semana passada o Secretário de Saúde Marcelo Poeys disse em uma reunião com servidores responsáveis pelo Homecare que “ninguém atrasa salários porque quer” (Ouça aqui). Como ninguém atrasa salários porque quer e aparentemente os recursos estavam em caixa, por quê atrasou?

O mais provável mesmo é que o recurso dos grandes repasses tenham sido utilizados para pagar os servidores RPAs e não exista nenhuma verba nova a caminho como alega a DECOM. Sendo este o caso veremos muito em breve não apenas novas promessas quebradas como também novos atrasos, inclusive nos salários dos servidores efetivos.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: