A maior superlua do ano foi o espetáculo da noite de ontem (17/10) e pode ser vista de todo o Brasil. Embora alguns digam que a última Superlua de 2024 será em novembro, se for seguir à risca a concepção acordada do termo, isso na verdade aconteceu ontem.
Também conhecida como “Lua do Caçador”, ganhou este apelido porque antigamente esta era uma época do ano para ir à caça e se preparar para o longo inverno no hemisfério norte. A lua cheia de outubro nasce mais cedo, logo após o pôr do Sol, o que daria aos caçadores um luar brilhante para atingir as presas durante as primeiras horas da noite.
Em uma forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).
Segundo Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), “sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”. Até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia.
Fonte: Olhar Digital