A italiana ENEL (Entidade Nacional de Energia Elétrica) solicitou ao governo federal a prorrogação antecipada do contrato atual, que expiraria em dezembro de 2026. Atualmente a empresa é a campeã de reclamações de todo o setor elétrico brasileiro.
Em seu histórico pesam diversos apagões, quedas de energia constantes e incapacidade de reforço na rede, que faz com que regiões inteiras do estado sequer possam receber grandes indústrias sem o uso geradores. A situação é complicada ao ponto do Ministério Público Federal (MPF) instaurar um inquérito civil público para investigar as denúncias dos usuários.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) entretanto, decidiu recomendar ao Ministério de Minas e Energia (MME) a prorrogação do contrato conforme o pedido da empresa. Caberá agora ao governo federal aceitar ou não o pedido. Em caso positivo a empresa só perderá perder a concessão no ano de 2055.
No estado do Rio de Janeiro, a ENEL atende a 66 municípios, cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras. São municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, Região dos Lagos, parte da Região Serrana e alguns municípios da Região Metropolitana.
Leia matérias relacionadas abaixo: