Espírito Santo: Guarapari pretende taxar ônibus de excursão já neste verão

Espírito Santo: Guarapari pretende taxar ônibus de excursão já neste verão

A turística Guarapari, no Espírito Santo, deve começar a taxar os ônibus de excursão que quiserem entrar na cidade já neste próximo verão. O anúncio foi feito pelo prefeito, Rodrigo Borges, à Rádio CBN Vitória (92,5FM). Na entrevista, ele explicou que a proposta de taxação faz parte de um plano de turismo, envolvendo os setores públicos e privados.

O prefeito ainda destacou que as taxas serão cobradas para subsidiar o serviço de transporte público na cidade, que, segundo ele, passa por problemas. “Os ônibus de excursão vão entrar na cidade e vão gerar uma taxa para a prefeitura. Esse recurso é o que a gente pretende usar para para subsidiar o transporte público e dar uma solução efetiva para o morador“, disse ele.

A taxação fará com que os ônibus de excursão façam o embarque e desembarque na rodoviária de Guarapari, ficando então estacionados em uma garagem pública, local onde será feita a cobrança pela prefeitura. Atualmente os motoristas pagam garagens privadas para ficarem durante a estadia. A taxação, que já é realidade em outras cidades do Brasil, está com um Projeto de Lei (PL) sendo finalizado e será encaminhado à Câmara Municipal para ser aprovado ou não.

O prefeito ainda explicou que haverá um momento de transição, com os mesmos valores que são cobrados atualmente nos estacionamentos privados. “A gente criou um momento de transição para que, nesse começo, as casas de excursão — que contribuem para o turismo e que também tem um patrimônio lá — não percam as excursões já programadas. No período de transição, a gente vai usar a mesma tarifa que o particular hoje usa“, disse o prefeito.

Borges também explicou como a taxação será feita em Guarapari. “Nesse primeiro momento, a taxação será feita por automóvel, sendo ônibus ou micro-ônibus. Sobre o valor, a gente vai ver o que é que tá dentro do mercado hoje“, explicou. Ele ainda disse que o estacionamento público deve ficar nas imediações da rodoviária, para não atrapalhar o fluxo de veículos dentro da cidade, que recebe quase 1 milhão de pessoas na alta temporada.

Fonte: Sudeste Agora

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp