Mundo: Pesquisadores descobrem anticorpo eficaz contra o HIV

Mundo: Pesquisadores descobrem anticorpo eficaz contra o HIV

A epidemia da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é considerada uma das piores da história da humanidade. Em todo o mundo, 44 milhões de pessoas morreram desde que o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi detectado pela primeira vez, em 1981.

O número de mortes relacionadas à infecção entretanto, tem diminuído constantemente ao longo dos anos, graças a campanhas de conscientização, educação e prevenção. Segundo o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), 2004 foi o pico de fatalidades relacionadas à doença, com 2,1 milhões de mortes. Vinte anos depois, em 2024, foram 630 mil.

A descoberta recente de um anticorpo contra o HIV pelo Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha, aumentou as esperanças de que outra arma na luta contra o vírus possa estar surgindo. A equipe de pesquisa, liderada por Florian Klein, diretor do Instituto de Virologia de Colônia, examinou amostras de sangue de 32 pessoas. Todas elas estavam infectadas com o HIV, mas desenvolveram uma resposta de anticorpos particularmente forte e amplamente eficaz contra o vírus, por conta própria e sem qualquer intervenção médica.

Os pesquisadores testaram mais de 800 anticorpos diferentes dessas amostras de sangue para verificar sua capacidade de neutralizar o HIV. Um deles, chamado 04_A06, se destacou. Em experimentos com camundongos infectados com o vírus, observou-se que ele neutralizou a maioria das infecções. “O HIV tem uma grande diversidade genética, os vírus são todos bastante diferentes. É isso que torna o HIV tão difícil de tratar.” disse ele. Só que o anticorpo 04_A06 neutralizou 98% das variantes do HIV testadas.

Os pesquisadores afirmaram que a descoberta pode ajudar pessoas que já estão infectadas com o HIV, já que o anticorpo pesquisado bloqueia o acesso do vírus às células. “Ele se liga à proteína do envelope do vírus, de modo que o vírus não pode mais infectar a célula-alvo”, explicou Klein. Além disso, os vírus bloqueados pelo 04_A06 foram mais bem reconhecidos e ativamente eliminados pelo sistema imunológico do corpo. Os pesquisadores esperam que no futuro o achado também possa prevenir infecções por HIV.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp